Convidado pela Câmara Municipal de Vitória do Mearim para mais um diálogo (o segundo) acerca das possibilidades no tocante ao interesse de revisar a Lei Orgânica do Município, que ajudei a criar como vereador em 1990, eu deveria estar amanhã, à tarde, na sede do Poder Legislativo Municipal para tal finalidade, juntamente com vereadores e operadores do Direito filhos da terra ou nela atuantes.
*Doutor Gervásio Maciel* era uma das presenças esperadas e eu, sinceramente, estava particularmente ansioso por esse encontro, pois, dezoito anos mais velho do que ele, não tivera oportunidade, em razão desse hiato de gerações entre nós, de estreitar laços com o parente que eu admirava à distância, mercê do seu elogiado talento, além das qualidades humanas exemplares reconhecidas por todos os que com ele conviviam.
Em um dos meus primeiros contatos com o vereador Marcone Maciel após a sua eleição, já no início deste ano, ficou sendo logo uma pauta para breve: um almoço de que participasse o seu irmão, estrela ascendente das novas gerações dos Maciel, vitoriense brilhando já fora dos limites municipais. Fiquei muito satisfeito e na agradável expectativa.
O Destino frustrou nosso plano, caro vereador...
Mas creia, prezado parente, que a matriz mearinense que, com o DNA dos Maciel, gerou muitíssimos expoentes da vida pública e da cultura vitorienses, ao longo de mais de 350 anos de história, continuará gerando e alimentando os novos talentos que honrarão a tradição familiar e a memória de Gervásio, ora pranteado.
À esposa, aos filhos, à ex-vereadora Maria Antônia Sampaio Maciel (mãe), ao vereador Marcone Maciel (irmão) e aos demais familiares de Dr. *José Gervásio Maciel Neto* , filho e neto de ex-prefeitos de Vitória do Mearim, da enorme árvore genealógica dos *Maciel Parente*, família seminal da Ribeira do Mearim, na qual também figuro, os meus mais sentidos pêsames.
Que ele descanse em paz!
Que Deus conforte toda a família!
São Luís-MA, 9 de outubro de 2025.
*Washington Luiz Maciel Cantanhêde*
Promotor de Justiça/Presidente da Academia Vitoriense


0 comentários :
Postar um comentário