26/06/2026

CARLOS LULA DESTACA PIONEIRISMO DO MARANHÃO NA CANNABIS MEDICINAL

COMPARTILHE:

Desde 2018, o estado distribui canabinoides pelo SUS para crianças com epilepsia; deputado defende agora inclusão da agricultura familiar na cadeia produtiva

Texto: Benaya Ewerton

Foto: Ilano Lima

O deputado estadual Carlos Lula (PSB) participou nesta quinta-feira (25) do Seminário Produção de Cannabis Agroecológica do Maranhão, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Economia, Inovação e Meio Ambiente da UFMA em parceria com o MST. O encontro reuniu pesquisadores, representantes de movimentos sociais e especialistas para debater o desenvolvimento da cadeia produtiva da cannabis para fins medicinais no estado.

Carlos Lula relembrou que o Maranhão iniciou um projeto piloto em 2018 na Casa de Apoio Ninar, referência no atendimento a crianças com microcefalia e autismo. A iniciativa possibilitou o uso de canabinoides para fins terapêuticos, com resultados positivos na redução de crises convulsivas e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

"Tenho orgulho de dizer que, desde 2018, o Maranhão já fazia a entrega de cannabis medicinal para pacientes da rede estadual. Começamos com crianças com epilepsia de difícil controle, ainda na Casa de Apoio Ninar. Iniciou com fim de pesquisa e deu muito certo. A vida dessas crianças mudou consideravelmente", afirmou o deputado.

Segundo Carlos Lula, a distribuição do medicamento ocorre atualmente de forma contínua, em parte pela Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais (FEME). O parlamentar é também um dos autores da Lei Estadual 12.183/2023, que instituiu a Política Estadual de Cannabis para fins terapêuticos, medicinais, veterinários, científicos e industriais no Maranhão.

Para Carlos Lula, o debate precisa avançar para a inclusão dos pequenos produtores rurais. "Precisamos discutir o desenvolvimento da cadeia produtiva na agricultura familiar, pois nem todo mundo precisa ficar dependente das grandes indústrias. Esse encontro pode ser uma oportunidade para melhorar a lei e ter no Maranhão uma política que outros estados possam usar como modelo", destacou.

O coordenador do encontro e integrante da Secretaria Nacional do MST, Joaba Alves, alertou para o risco de concentração da produção. "O que se vê são grandes empresas da área farmacêutica se apropriando desse debate para privatizar algo que deveria ser acessível ao povo", afirmou.

L

Para Danilo Serejo, do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública, o tema envolve uma questão central de saúde pública. "É um debate que precisa do compromisso de todas as instituições para que possamos fortalecer o SUS", disse. O representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Vicente de Mesquita, confirmou que o órgão vem construindo uma política para incentivar a produção pela agricultura familiar.

25/06/2026

MORRE O ATOR QUE INTERPRETOU O PERSONAGEM "ZÉ LEITÃO DO FILMA MARANHENSE "AI QUE VIDA"

COMPARTILHE:


O Maranhão perdeu nesta quinta-feira (25), um de seus artistas mais populares. Feliciano Popô, conhecido pelo público como “Zé Leitão”, faleceu em Açailândia e deixou admiradores consternados em diversas regiões do estado. O ator e comediante ganhou notoriedade por sua participação no filme “Ai Que Vida”, obra que se tornou um dos maiores sucessos do cinema maranhense.

Segundo informações divulgadas inicialmente, o artista passou mal na comunidade rural onde vivia. Diante da situação, ele foi levado por familiares para atendimento médico em uma unidade hospitalar de Açailândia. No entanto, ao chegar ao local, já não apresentava sinais vitais.

Dono de um estilo marcante e de grande carisma, Zé Leitão conquistou espaço no cenário cultural maranhense e ficou eternizado por personagens que arrancaram risadas e conquistaram o público ao longo dos anos. Sua atuação em “Ai Que Vida” ajudou a ampliar ainda mais sua popularidade, tornando-o uma figura reconhecida por milhares de pessoas.

A notícia da morte rapidamente repercutiu nas redes sociais, onde fãs, amigos e admiradores prestaram homenagens ao artista. Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre a causa do falecimento, nem detalhes relacionados ao velório e ao sepultamento.

VEM AÍ O PROJETO FAZER+ EM VITÓRIA DO MEARIM: A MAIOR AÇÃO DE CUIDADO E COMPROMISSO COM AS PESSOAS NO POVOADO ARRAIAL

COMPARTILHE:

Com o lema "Trabalho que chega, resultado que fica!", a deputada estadual Solange Almeida traz para Vitória do Mearim o Projeto Fazer+. Esta iniciativa se consolida como a maior ação de cuidado e compromisso direto com a população, oferecendo diversos atendimentos essenciais de forma totalmente gratuita.

​Se você mora na região ou conhece alguém que esteja precisando de atendimento médico ou de serviços de bem-estar, fique atento à programação e não perca essa oportunidade!

​QUANDO E ONDE SERÁ?

  • Data: Sábado, 27 de Junho
  • Horário: Das 8h00 às 12h00
  • Local: Povoado Arraial, na Igreja Católica (Vitória do Mearim)

​SERVIÇOS E ESPECIALIDADES DISPONÍVEIS

​O mutirão contará com uma estrutura preparada para atender a comunidade em diferentes frentes. Confira as especialidades que estarão disponíveis no local:

  • Saúde Médica e Odontológica: Atendimentos com Clínico Geral, Pediatra e Dentista.
  • Apoio Psicológico: Consulta com Psicóloga.
  • Exames: Serviços de Laboratório.
  • Estética e Autoestima:
    • SPA da beleza: Limpeza de pele, sobrancelha e SPA dos pés.
    • Corte de cabelo masculino.

​Todos os serviços são 100% gratuitos, pensados exclusivamente para levar mais saúde, dignidade e bem-estar para perto de você e de sua família.


24/06/2026

INSTITUTO NOSSA SENHORA DE NAZARÉ 1° LUGAR NO ENEM 2025 EM VITÓRIA DO MEARIM

COMPARTILHE:

Mais uma vez, o Instituto Nossa Senhora de Nazaré escreve seu nome na história da educação de Vitória do Mearim! Com a divulgação dos resultados do ENEM 2025, conquistamos o 1º lugar entre as escolas do município, alcançando as melhores médias e reafirmando o compromisso que carregamos há mais de um século: formar alunos preparados para os desafios do presente e para as conquistas do futuro.

Este resultado é fruto da dedicação de nossos estudantes, do trabalho incansável de nossos educadores, da confiança das famílias e de uma proposta educacional que transforma conhecimento em oportunidades. Parabéns a todos por mais essa grande conquista! 💙💛

ALMEIDA SOUSA FAZ REUNIÃO COM A COMUNIDADE DO POVOADO IPIXUNA DE VITÓRIA DO MEARIM

COMPARTILHE:

O líder político Almeida Sousa esteve reunido com moradores da comunidade Ipixuna, em Vitória do Mearim, ouvindo de perto as demandas e necessidades da população. É assim que se faz política de verdade: olho no olho, dialogando e anotando cada pedido da comunidade.

O Grupo Solange Almeida segue firme, ao lado do povo, levando as pautas adiante e buscando soluções concretas para melhorar a vida dos vitorienses.

Ouvir para fazer mais. Esse é o caminho.

RAMA ESCOLHE CARLOS LULA PARA CONSTRUIR AGENDA AGROECOLÓGICA NO MARANHÃO

COMPARTILHE:


Deputado tem cinco leis aprovadas em defesa dos territórios, das mulheres e do meio ambiente, e projeto contra agrotóxicos em tramitação

Texto: Benaya Ewerton 

Fotos: Ilano Lima  

O deputado estadual Carlos Lula (PSB) participou nesta terça-feira (23) da Reunião Ampliada da Rede de Agroecológica do Maranhão (RAMA), em São Luís, e foi escolhido pela entidade para receber e assinar a pré-proposta de demandas prioritárias da rede para as eleições de 2026. A escolha levou em conta o histórico parlamentar do deputado em defesa da agroecologia, dos territórios tradicionais e da justiça socioambiental.

A proposta entregue pela RAMA organiza reivindicações em quatro eixos: regularização fundiária e reforma agrária; produção e comercialização agroecológica; salvaguarda dos povos do campo, das águas e das florestas; e educação e pesquisa para os territórios. O encontro reuniu representantes de 14 organizações da sociedade civil, movimentos sociais, comunidades tradicionais e agricultores familiares.

O coordenador político da RAMA, Fábio Pacheco, explicou os critérios da escolha. "Nao foi à toa que chamamos essas candidaturas. Elas tem um perfil em que acreditamos, candidaturas que irão fazer a diferença para a construção de um Maranhão mais agroecológico", afirmou. 

A integrante do MST Katia Gomes destacou o caráter coletivo da proposta documentada e entregue a Carlos Lula. “Nessa carta colocamos nossas necessidades para que os candidatos possam construir com a gente”, revelou.

A atuação de Carlos Lula que motivou o convite da RAMA vai além dos discursos na tribuna. O deputado e autor de cinco leis aprovadas na Assembleia Legislativa do Maranhão diretamente relacionadas as pautas da rede: a Lei 12.379/2024, que reconhece as Quebradeiras de Coco Babaçu como Patrimônio Imaterial do estado; a Lei 12.301/2024, que institui a Política Estadual de Enfrentamento das Mudanças Climáticas; a Lei 12.520/2025, que assegura vagas de trabalho para mulheres vítimas de violência; a Lei 12.692/2025, que cria a Política de Proteção das Mulheres; e a Lei 12.812/2026, que institui o monitoramento de metais pesados em ambientes marinhos e em peixes comercializados no estado.

Também tramita na Assembleia o PL 44/2026, de autoria do deputado, que proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos no Maranhão, projeto diretamente estimulado pelas denúncias da RAMA sobre ataques à comunidades rurais e quilombolas.

Carlos Lula reconheceu as dificuldades do ambiente parlamentar. “Mesmo com toda a dificuldade de trabalhar num parlamento dominado por setores contrários a essas causas, conseguimos avançar. E isso só acontece porque o nosso mandato pensa em uma política feita para as pessoas", pontuou. 

Além de Carlos Lula, participaram do encontro a pré-candidata ao Senado Antônia Cariongo, os pré-candidatos ao Governo do Maranhão, Saulo Arcangeli e Felipe Camarão, e os pré-candidatos a deputado estadual Júlio Mendonça e Paulo Romão.

22/06/2026

SALVEM A PÉROLA: DOAÇÃO DE SANGUE URGENTE PARA AJUDAR UMA AMIGA EM RISCO

COMPARTILHE:

 A nossa pequena e corajosa amiga, Pérola, uma adorável shih tzu, está enfrentando um grande desafio. Ela precisa passar por uma cirurgia urgente e, para garantir que o procedimento seja seguro, ela precisa de uma doação de sangue vital.

​A Pérola conta conosco para encontrar um doador compatível e que possa ajudá-la a superar este obstáculo. Ela é tão fofa e cheia de vida, e nós queremos que ela tenha a chance de continuar esbanjando sua alegria por aí.

​Você tem um amigo de quatro patas em casa que se encaixa no perfil de doador? Seu cãozinho pode se tornar um verdadeiro herói e salvar a vida da Pérola!

​Para ser um doador, o seu animal de estimação deve atender aos seguintes critérios:

  • ​Ter entre 1 e 8 anos de idade.
  • ​Pesar mais de 25 kg.
  • ​Ser um animal dócil e tranquilo.
  • ​Estar com a vacinação e a vermifugação em dia.
  • ​Não ter passado por nenhuma cirurgia nos últimos 2 meses.
  • ​Se for fêmea, não estar prenhe nem amamentando.
  • ​Não estar fazendo uso de nenhum medicamento regular.

​Se o seu pet cumpre esses requisitos, entre em contato com a Isabel pelo número (WhatsApp): 98156-4884. Ela dará todas as informações necessárias e agendará a doação na HEMOPET, local onde a Pérola receberá o sangue.

​Lembre-se: sua doação pode fazer toda a diferença na vida da Pérola! Seja a esperança dela e ajude-nos a dar a ela uma nova chance de ser feliz e saudável.

​Agradecemos imensamente o apoio e a solidariedade de todos! Vamos juntos salvar a Pérola!


GRANDE FESTA: ARRAIÁ DA MINHA JÓIA PROMETE MOVIMENTAR O ESPAÇO MANGUEIRÃO NESTA QUARTA-FEIRA 24 DE JUNHO

COMPARTILHE:

O clima de São João vai tomar conta da cidade nesta quarta-feira, dia 24 de junho. A partir das 13h, o Espaço Mangueirão será o palco do aguardado Arraiá da Minha Jóia, um evento que une a tradição das festas juninas a uma grande celebração de aniversário.

​Além de toda a programação cultural, a festa traz um motivo especial para comemorar: o aniversário de César, um dos realizadores do evento ao lado de Everton.

​PROGRAMAÇÃO MUSICAL E ATRAÇÕES

​Para animar o público, o arraiá contará com um line-up de peso, reunindo grandes nomes da música e do entretenimento regional:

  • Rick Farrada
  • Arthur Santana
  • Wendell D'Sejus
  • Marquinho Ribeiro
  • Leno Mídia

​CULTURA TRADICIONAL E OPEN BAR

​Mantendo viva a chama da cultura nordestina e das festividades de junho, o público poderá presenciar belíssimas apresentações tradicionais, incluindo a clássica Apresentação de Quadrilha e a riqueza da Dança Portuguesa.

​Outro grande diferencial do evento é o conforto e a comodidade dos participantes: bebida e comida estarão totalmente liberadas durante a festa.

​SERVIÇO

  • Evento: Arraiá da Minha Jóia (Comemoração do Aniversário de César)
  • Data: 24 de Junho (Quarta-feira)
  • Horário: A partir das 13h
  • Local: Espaço Mangueirão – Rua Lourenço Pinto
  • Benefícios: Comida e bebida liberadas no evento
  • Realização: César e Everton
  • Apoio: Iracema Vale, João Emanuel e Gleydson Resende

20/06/2026

CONHEÇA OS SERVIÇOS DO MIMOS DA DANY

COMPARTILHE:

A caderneta de saúde do seu pequeno é o documento mais importante da infância dele. Por que deixá-la amassar ou rasgar se você pode transformá-la em uma linda lembrança personalizada?

​Na Mimos da Danny, nós fazemos a restauração completa com:

✨ Capa dura super resistente

✨ Temas exclusivos (Ursinho, Arco-íris, Bailarina, Espaço, Floral e muito mais!)

✨ Nome personalizado e chaveiro combinando

​Tudo feito com muito amor, carinho e dedicação para eternizar essa história. 🧸🌈

​📲 Quer deixar a caderneta do seu filho linda e protegida? Entre em contato pelo WhatsApp mande uma mensagem!

📞 (98) 98445-3512

📍 Vinhais



​#MimosDaDanny #PapelariaPersonalizada #CadernetaDeSaude #Maternidade #CadernetaPersonalizada #SaoLuis

CONVITE: VITÓRIA DO MEARIM SE REÚNE COM O TENENTE-CORONEL ALEXANDRE LAMAR PARA TRATAR DE ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA NO POVOADO COQUE

COMPARTILHE:

A Prefeitura, lideranças e toda a sociedade de Vitória do Mearim têm um compromisso fundamental com o futuro e a segurança da nossa região na próxima semana.

​É com grande satisfação que compartilhamos o Convite Especial feito a todas as autoridades municipais e à comunidade em geral para participarem de uma importante reunião com o Tenente-Coronel Alexandre Lamar, da Polícia Militar do Maranhão.

​O encontro tem como principal objetivo estreitar os laços entre a segurança pública e os moradores, além de abrir um espaço direto para o diálogo sobre os assuntos de maior interesse da nossa população.

​Detalhes do Evento:

  • Data: 24 de junho (quarta-feira)
  • Horário: 9h da manhã
  • Local: Templo da Assembleia de Deus, no Povoado Coque
  • Participe!

    Sua presença e a sua voz são indispensáveis para fortalecer a nossa comunidade e construir soluções juntos. Contamos com a participação de todos!