13/06/2025

DEPUTADO FEDERAL HILDO ROCHA REFORÇA O COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS

O deputado federal Hildo Rocha trabalhou pela aprovação do Projeto de Lei 4149/04 que aumenta a pena pelo tráfico de armas de uso proibido, como fuzis. A proposta legislativa pretende com o aumento das penas desestimular a crescente comercialização ilegal de armas de fogo de uso restrito.

No comércio ilegal de armas de fogo de uso restrito a pena de reclusão será de 9 a 18 anos, no tráfico internacional de armas de uso restrito ou munições, a pena passa para o mínimo de 12 anos até 24 anos.

“Uma das vertentes dos negócios praticados pelo crime organizado, as famosas facções, é justamente o tráfico de armas, tanto o tráfico internacional, cuja pena também está sendo aumentada ainda mais, quanto o tráfico nacional de armas. Esse projeto de lei muito bem trabalhado pelo Deputado Max Lemos ajuda a combater esse tipo de atividade ilegal que abastece financeiramente determinadas organizações e aparelha outras organizações criminosas que estão aterrorizando e matando a nossa população. Por esses motivos, tem o meu apoio”, enfatizou Hildo Rocha.

Disparo de armas em vias aumenta pena

Quanto ao crime de disparar arma de fogo em lugar habitado ou em via pública, o projeto também cria um agravante caracterizado pelo emprego de arma de uso proibido aumentando para 6 anos de reclusão e o mínimo de 3 anos, mais a multa financeira.

“Nós já estamos acostumados a ver vídeos onde festas e mais festas sendo animadas, não com bandas, mas com fuzis, em aglomerados de pessoas, inclusive já tendo sido causa de assassinatos de pessoas pelo uso ostensivo e disparo dessas armas que em sua totalidade são contrabandeadas. Os criminosos ostentam as armas para mostrar poderio bélico e intimidar facções rivais e até mesmo as forças de segurança pública.  Agora, com esse projeto de lei a pena, no caso de arma de uso restrito, é dobrada, ficando o sujeito no mínimo em 9 anos na cadeia”, argumentou Hildo Rocha.

O texto aprovado prevê a aplicação da mesma pena também a outras situações previstas no Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03):

  • tirar ou mudar numeração e marcas de identificação de arma de fogo ou artefato;
  • mudar as características de arma de fogo para torná-la equivalente a arma de fogo de uso proibido ou restrito ou induzir policial, juiz ou perito a erro;
  • possuir, fabricar ou empregar artefato explosivo ou incendiário sem autorização legal;
  • comprar ou transportar arma de fogo com numeração, marca ou sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado;
  • vender, entregar ou fornecer arma de fogo, acessório, munição ou explosivo a criança ou adolescente;
  • produzir, recarregar ou reciclar, sem autorização legal, munição ou explosivo ou adulterá-los de qualquer forma.

05/06/2025

TRE-MA ANULA SENTENÇA E DETERMINA NOVO PROCESSAMENTO EM CASO DE SANTA INÊS

Decisão garante novo julgamento com mais provas que não foram consideradas anteriormente

Uma reviravolta judicial está sacudindo os bastidores da política em Santa Inês. O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) decidiu, por unanimidade, anular uma sentença anterior, e mandou o processo voltar para a instância de origem. O motivo? Testemunhas importantes não foram ouvidas e provas deixaram de ser analisadas. Agora, tudo será refeito, com mais rigor e, principalmente, com justiça.

A decisão foi dada em sessão plenária virtual, realizada entre os dias 27 de maio e 3 de junho de 2025, envolvendo o processo de número REI 0600665-65.2024.6.10.0057, originado no município de Santa Inês. O recurso foi apresentado pelo Diretório Municipal do Partido Solidariedade, representado pelo advogado Arnaldo Campelo Lindoso, contra o vereador Joel Oliveira de Araújo, cuja defesa é feita pela advogada Mariana Costa Heluy.

Segundo a relatora do caso, juíza Maria Francisca Gualberto de Galiza, o processo não poderia seguir adiante sem uma etapa fundamental: a devida instrução probatória. Em outras palavras, era necessário ouvir testemunhas e coletar mais provas antes de qualquer decisão ser tomada. 

Com esse entendimento, os membros do TRE-MA seguiram o voto da relatora e anularam a sentença anterior. O processo agora volta à instância inferior, onde deverá ser reaberto com a realização de audiência para oitiva das testemunhas arroladas, garantindo assim o devido processamento do feito.

O que está em jogo?

Essa decisão pode mexer diretamente nas cadeiras da Câmara Municipal. Com a reabertura do caso, há grande chance de quatro vereadores perderem o mandato, dentre eles estão: Joel da Sinuca, Irmã Juci, Maria Rita e Moisés Salgado. 

Quem entra? 

Se a nova decisão confirmar a cassação, quem deve assumir as vagas são os suplentes: Junior Aguiar, Vanessa Vilarinho, o ex-vereador Aldoniro Muniz e a quarta cadeira ainda seria definida de acordo com a contagem de votos.

04/06/2025

VAGA PARA PROFESSOR NA ESTAÇÃO CONHECIMENTO EM ARARI


 Vaga aberta na Estação!

Estamos contratando Educador(a) Social – Letras em Arari/MA! 💼📚

👉 Requisitos:

• Licenciatura em Letras ou Pedagogia (pós na área)

• Experiência em alfabetização e letramento

• Residir em Arari ou região

📝 Atuação com crianças e adolescentes (4 a 17 anos), promovendo leitura, escrita e atividades lúdicas.

🔗 Candidate-se: https://serhum.gupy.io/jobs/9280795?jobBoardSource=gupy_public_page

03/06/2025

NOTÍCIA SOBRE INVESTIGAÇÃO DO INSS CAUSA SURPRESA NA PF E NO GOVERNO


As notícias foram veiculadas nos últimos dias pelos jornalistas Lauro Jardim, em O Globo, e Julia Dualib, no G1, e causaram espanto na PF e em pastas como o Ministério da Previdência Social e a Advocacia-Geral da União (AGU).

Nos bastidores, delegados e ministros de Lula que acompanham o tema dizem não terem qualquer informação, por ora, sobre o envolvimento de parlamentares no esquema de descontos ilegais nos benefícios de aposentados.

“Desconheço essa situação”, afirmou à coluna um delegado da cúpula da PF. “Fiquei foi surpreso com essa notícia!”, afirmou um ministro do governo, pedindo reserva.

Caso o envolvimento de deputados e senadores se confirme, a investigação terá de ser enviada pela Polícia Federal para o STF, corte responsável por julgar políticos com prerrogativa de foro.


Fonte: METRÓPOLES 

OPERAÇÃO JOGO DESIGUAL: POLÍCIA CIVIL DO MARANHÃO CUMPRE MANDADOS EM SC E MA CONTRA INFLUENCIADOR DIGITAL SUSPEITO DE PROMOVER JOGOS DE AZAR

A Polícia Civil do Estado do Maranhão, por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), deflagrou na manhã desta terça-feira (03/06/2025) a Operação Jogo Desigual, com o apoio operacional da Polícia Civil de Santa Catarina e suporte logístico da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI) da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENASP/MJSP). A ação foi realizada no âmbito do Projeto I.M.P.U.L.S.E., vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (ENFOC), coordenado pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi/Senasp).

A operação foi realizada nas cidades de Balneário Camboriú (SC), Vitória do Mearim (MA) e São Luís/MA, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e valores pertencentes a um influenciador digital investigado por integrar um grupo criminoso que promovia jogos de azar.

*Esquema criminoso e lavagem de dinheiro*

O grupo utilizava redes sociais para divulgar o jogo de azar conhecido como Roleta, atraindo vítimas por meio de falsas promessas de lucros altos e garantidos. Os seguidores eram incentivados a se cadastrar e depositar quantias em plataformas controladas pelos criminosos.

O influenciador digital, principal investigado, consolidou sua atuação no Maranhão, onde angariou um grande número de seguidores e, consequentemente, vítimas do esquema. Com os valores obtidos ilegalmente, ele construiu um patrimônio milionário, investindo em imóveis de alto padrão e carros de luxo na cidade de Balneário Camboriú (SC), registrando os bens em nome de terceiros para ocultar sua origem ilícita.

Além da prática ilegal de jogos de azar, ele também é investigado por lavagem de dinheiro, utilizando laranjas e empresas fictícias para disfarçar a movimentação dos valores.

*Medidas judiciais*

Como parte da operação, foi determinado o bloqueio de R$ 8.497.559,44 (oito milhões quatrocentos e noventa e sete mil quinhentos e cinquenta e nove reais e quarenta e quatro centavos), além do sequestro e apreensão de veículos de luxo, incluindo duas Lamborghinis, Range Rover Velar, BMW X6 e uma camionete Ranger.

As investigações seguem em andamento para identificar outros membros do grupo criminoso e aprofundar a apuração dos crimes cometidos.

O nome da operação “JOGO DESIGUAL” faz referência à clara desvantagem enfrentada pelos apostadores em relação à plataforma de jogos, que detém controle total sobre os resultados, comprometendo a transparência e a equidade do sistema. A expressão também remete à desigualdade social evidente entre os envolvidos: de um lado, o explorador do esquema, que acumula milhões e reside em Balneário Camboriú/SC, uma cidade conhecida por seu alto padrão de vida; do outro, os jogadores, muitos em situação de vulnerabilidade financeira, residentes de Vitória do Mearim/MA, município marcado por baixos índices socioeconômicos.









01/06/2025

TCE-MA CONVOCA VITÓRIA DO MEARIM DO MEARIM E OUTROS MUNICÍPIOS PARA PRESTAREM CONTAS SOBRE "EMENDAS PIX"

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), por meio de sua Secretaria de Fiscalização (Sefis), em cumprimento à decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854/DF, de relatoria do Ministro Flávio Dino, publicou, na edição do dia 30.05 do Diário Oficial Eletrônico do TCE, a convocação aos Municípios maranhenses beneficiários de transferências especiais oriundas de emendas parlamentares (emendas PIX), no período de 2020 a 2023.

Os municípios convocados deverão, no prazo de vinte dias corridos, a contar da publicação da convocação, informar a existência ou não de planos de trabalho referentes às mencionadas transferências e, em caso de existência dos mesmos, encaminhar cópia da documentação correspondente, contendo os elementos exigidos pela Administração Pública Federal.

Foram convocados os municípios de Açailândia, Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Alcântara, Aldeias Altas, Altamira do Maranhão, Alto Alegre do Maranhão, Alto Alegre do Pindaré, Alto Parnaíba, Amarante do Maranhão, Anajatuba, Anapurus, Araguanã, Arame, Arari, Axixá, Bacabal, Bacuri, Bacurituba, Balsas, Barão de Grajaú, Barra do Corda, Barreirinhas, Bela Vista do Maranhão, Belágua, Benedito Leite, Bequimão, Bernardo do Mearim, Boa Vista do Gurupi, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Bom Lugar, Brejo, Brejo de Areia, Buriti, Buriti Bravo, Buritirana, Cachoeira Grande, Campestre do Maranhão, Cândido Mendes, Cantanhede, Caxias, Central do Maranhão, Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão, Chapadinha, Cidelândia, Codó, Coelho Neto, Colinas, Conceição do Lago-Açu, Coroatá, Cururupu, Davinópolis, Dom Pedro, Duque Bacelar, Esperantinópolis, Estreito, Feira Nova do Maranhão, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Fortuna, Godofredo Viana, Gonçalves Dias, Governador Archer, Governador Edison Lobão, Governador Eugênio Barros, Governador Luiz Rocha, Governador Newton Bello, Governador Nunes Freire, Graça Aranha, Grajaú, Guimarães, Humberto de Campos, Icatu, Igarapé do Meio, Igarapé Grande, Imperatriz, Itaipava do Grajaú, Itapecuru Mirim, Itinga do Maranhão, Jatobá, Jenipapo dos Vieiras, João Lisboa, Joselândia, Junco do Maranhão, Lago da Pedra, Lago dos Rodrigues, Lago Verde, Lagoa do Mato, Lagoa Grande do Maranhão, Lajeado Novo, Loreto, Luís Domingues, Magalhães de Almeida, Maracaçumé, Marajá do Sena, Maranhãozinho, Mata Roma, Matinha, Matões, Matões do Norte, Milagres do Maranhão, Mirador, Miranda do Norte, Mirinzal, Monção, Montes Altos, Morros, Nina Rodrigues, Nova Colinas, Nova Iorque, Olho d’Água das Cunhãs, Paço do Lumiar, Palmeirândia, Paraibano, Parnarama, Passagem Franca, Pastos Bons, Paulino Neves, Paulo Ramos, Pedro do Rosário, Penalva, Peritoró, Pindaré-Mirim, Pinheiro, Pio XII, Pirapemas, Poção de Pedras, Porto Franco, Porto Rico do Maranhão, Presidente Juscelino, Presidente Médici, Presidente Sarney, Presidente Vargas, Primeira Cruz, Raposa, Riachão, Ribamar Fiquene, Rosário, Sambaíba, Santa Filomena do Maranhão, Santa Helena, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, Santa Quitéria do Maranhão, Santa Rita, Santana do Maranhão, Santo Amaro do Maranhão, Santo Antônio dos Lopes, São Benedito do Rio Preto, São Bento, São Bernardo, São Domingos do Azeitão, São Domingos do Maranhão, São Félix de Balsas, São Francisco do Brejão, São Francisco do Maranhão, São João do Carú, São João do Paraíso, São João do Soter, São João dos Patos, São José de Ribamar, São José dos Basílios, São Luís, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Mateus do Maranhão, São Pedro da Água Branca, São Pedro dos Crentes, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, São Vicente Ferrer, Satubinha, Senador Alexandre Costa, Senador La Rocque, Serrano do Maranhão, Sítio Novo, Sucupira do Norte, Sucupira do Riachão, Timbiras, Timon, Trizidela do Vale, Tufilândia, Tuntum, Turiaçu, Turilândia, Tutóia, Urbano Santos, Vargem Grande, Viana, Vila Nova dos Martírios, Vitória do Mearim, Vitorino Freire e Zé Doca.

A responsabilidade pelo envio das informações é do Secretário Municipal de Administração ou do responsável pelo Controle Interno do Município, os quais deverão adotar as providências necessárias ao integral cumprimento das providências solicitadas. O peticionamento deverá ser realizado exclusivamente nos autos do Processo nº 3674/2025, devendo o número do processo ser expressamente indicado no protocolo.



26/05/2025

COM ESTRADAS VICINAIS EM CONDIÇÕES RUINS, PREFEITURA DE VITÓRIA DO MEARIM ANUNCIA RECUPERAÇÃO COM ORÇAMENTO DE R$9 MILHÕES DE REAIS


A Prefeitura Municipal de Vitória do Mearim-Ma divulgou nesta segunda-feira 26 que que vai recuperar as estradas vicinais do município. As mesmas se encontram em condições ruins, e o que deixa a população da zona rural com muitas dificuldades, principalmente na região do Japão onde esses dias uma ambulância com pacientes ficou sem poder passar devido a caminhões atolados.

A recuperação das estradas vicinais custaram mais de R$9 milhões de reais aos cofres do município, e vai ser feita por etapas. Primeiro a estrada do Japão, logo após a região da Coque e próximo a sede. Veja o as informações:




23/05/2025

VAGA DE OPERADOR DE CAIXA EM SUPERMERCADO DE VITÓRIA DO MEARIM


 (Dom Duan)

22/05/2025

VICE-PREFEITO DE VITÓRIA DO MEARIM SE REÚNE COM COMUNIDADE ESCOLAR DO POVOADO ARROZ

O vice-prefeito de Vitória do Mearim Vanilson Matos, participou de uma importante reunião com as mães de alunos e funcionários da Escola Municipal Raimundo Félix dos Santos no Povoado arroz na região do Japão. Eles falaram ao vice-prefeito as necessidades da comunidade local, para que levasse até o poder executivo municipal.









16/05/2025

NO DIA DO GARI, LIMPEZA PÚBLICA DE VITÓRIA DO MEARIM REINVINDICA PAGAMENTOS ATRASADOS

Nesta sexta-feira 16 funcionários da limpeza pública municipal de Vitória do Mearim paralisaram suas atividades devido a falta de pagamentos de vencimentos dos mesmos.

Informações obtidas pelo blog, dão conta que tem trabalhadores com até três meses de salários atrasados. Ainda de acordo com essas informações, ontem um desses trabalhadores foi até a Câmara Municipal de Vereadores de Vitória do Mearim pedir ajuda aos vereadores devido a situação financeira, mas como eles em reunião o trabalhador só conseguiu falar com um vereador e contou toda situação da classe.

Os trabalhadores da limpeza pública municipal que já trabalham em insalubridade com poucos EPI's de segurança e ainda terem que passar por isso, tem que serem é valorizados pois eles que mantém a cidade limpa.

E hoje dia 16 de maio é o Dia do Gari...