28/06/2026

GRAJAÚ SEDEIA SEMINÁRIO SOBRE GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO BÁSICO

COMPARTILHE:

 
No dia 24 de junho de 2026, a cidade de Grajaú, no Maranhão, tornou-se o centro das discussões sobre o futuro das águas na região. O Fórum Maranhense de Comitês de Bacias Hidrográficas, com o apoio fundamental da SEMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais), da CAEMA (Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Grajaú, promoveu o seminário "Gestão Sustentável de Recursos Hídricos e Saneamento Básico".

​O evento, realizado no auditório da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) – Campus Grajaú, reuniu representantes do poder público, da academia, da sociedade civil organizada e muitos estudantes locais, reforçando a importância do lema do encontro: "Compromisso com as águas e com a vida".

​Abertura e Desafios Locais

​A mesa de abertura contou com a presença de diversas autoridades. O professor Marcos Nicolau deu as boas-vindas aos participantes e promoveu reflexões necessárias sobre os desafios da gestão hídrica frente às mudanças climáticas e ao crescimento urbano.

​Em seguida, Francisco Chagas, coordenador do Fórum Maranhense de Comitês de Bacias Hidrográficas, sublinhou a urgência de uma gestão participativa das águas, integrando a comunidade nas tomadas de decisão. O secretário municipal de Meio Ambiente, Francisco Neto, reforçou o papel decisivo das políticas públicas locais na promoção do desenvolvimento sustentável.

​Realidade e Regularização do Uso da Água

​O superintendente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Grajaú, geólogo Barcelar, apresentou um panorama detalhado sobre a realidade do abastecimento hídrico no município. Em sua fala, abordou os desafios técnicos enfrentados e as perspectivas de melhorias para o setor a curto e longo prazo.

​Representando a SEMA, Alaíde Rocha apresentou o Programa Simplifica, detalhando como o órgão busca desburocratizar processos e destacando o quão indispensável é a regularização do uso dos recursos hídricos por parte de proprietários rurais e empresas, garantindo a segurança do ecossistema.

​Saneamento e Educação Ambiental

​A programação técnica seguiu com a palestra de Marcos Silva, coordenador socioambiental da CAEMA, que debateu a interligação essencial entre o fornecimento de água tratada, os serviços de saneamento básico e o desenvolvimento econômico sustentável de uma nação.

​Para encerrar o ciclo de palestras, a professora Vânia Monteiro subiu ao palco para destacar o papel transformador da educação ambiental participativa. Ela enfatizou que conscientizar as novas gerações — que compareceram em peso no evento trajando seus uniformes escolares — é a chave para a construção de uma sociedade genuinamente comprometida com a preservação de nossos recursos naturais.

​Cuidar e gerenciar com responsabilidade os recursos hídricos hoje é o único caminho para garantir qualidade de vida, dignidade e um futuro sustentável para as próximas gerações. Afinal, água é vida!


0 Comentários :

Postar um comentário