05/06/2025

TRE-MA ANULA SENTENÇA E DETERMINA NOVO PROCESSAMENTO EM CASO DE SANTA INÊS

Decisão garante novo julgamento com mais provas que não foram consideradas anteriormente

Uma reviravolta judicial está sacudindo os bastidores da política em Santa Inês. O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) decidiu, por unanimidade, anular uma sentença anterior, e mandou o processo voltar para a instância de origem. O motivo? Testemunhas importantes não foram ouvidas e provas deixaram de ser analisadas. Agora, tudo será refeito, com mais rigor e, principalmente, com justiça.

A decisão foi dada em sessão plenária virtual, realizada entre os dias 27 de maio e 3 de junho de 2025, envolvendo o processo de número REI 0600665-65.2024.6.10.0057, originado no município de Santa Inês. O recurso foi apresentado pelo Diretório Municipal do Partido Solidariedade, representado pelo advogado Arnaldo Campelo Lindoso, contra o vereador Joel Oliveira de Araújo, cuja defesa é feita pela advogada Mariana Costa Heluy.

Segundo a relatora do caso, juíza Maria Francisca Gualberto de Galiza, o processo não poderia seguir adiante sem uma etapa fundamental: a devida instrução probatória. Em outras palavras, era necessário ouvir testemunhas e coletar mais provas antes de qualquer decisão ser tomada. 

Com esse entendimento, os membros do TRE-MA seguiram o voto da relatora e anularam a sentença anterior. O processo agora volta à instância inferior, onde deverá ser reaberto com a realização de audiência para oitiva das testemunhas arroladas, garantindo assim o devido processamento do feito.

O que está em jogo?

Essa decisão pode mexer diretamente nas cadeiras da Câmara Municipal. Com a reabertura do caso, há grande chance de quatro vereadores perderem o mandato, dentre eles estão: Joel da Sinuca, Irmã Juci, Maria Rita e Moisés Salgado. 

Quem entra? 

Se a nova decisão confirmar a cassação, quem deve assumir as vagas são os suplentes: Junior Aguiar, Vanessa Vilarinho, o ex-vereador Aldoniro Muniz e a quarta cadeira ainda seria definida de acordo com a contagem de votos.

0 comentários :

Postar um comentário