A juíza eleitoral Glauce Ribeiro da Silva pediu, nesta terça-feira (18), que o Ministério Público Eleitoral se manifeste sobre um pedido para cassar os mandatos do prefeito e vice eleitos em 2024, na cidade de Vitória do Mearim. Nato da Nordestina foi denunciado por abuso de poder político e econômico.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral foi protocolada desde 2024 pelo vereador Fernando Sérgio Rodrigues Jardim e acusa o prefeito e seu vice de vários crimes, entre eles publicações nas redes sociais da prefeitura, comícios no período vedado, adesivaço na pré-campanha, uso de programas sociais para propaganda e discursos ofertando empregos.
A peça, assinada pela advogada Lorena Costa Pereira, 'visa a apuração de práticas caracterizadoras de abuso de poder político e econômico perpetradas pelos candidatos eleitos aos cargos de prefeito e vice-prefeito na cidade de Vitória do Mearim/MA nas eleições de 2024. "Anote-se que o primeiro investigado atualmente chefia o executivo municipal, tendo, com desvio de finalidade, utilizando-se de bens e serviços municipalidade a fim da de desequilibrar o pleito em seu favor", destacou a acusação.
Por fim, a ação quer que a Justiça Eleitoral reconheça a prática de abuso de poder político e econômico pelos investigados e declare a inelegibilidade dos dois pelo período de 08 anos a contar das eleições de 2024 e a cassação do registro ou diploma do prefeito e vice-prefeito de Vitória do Mearim.
Após recebida a denúncia, a Justiça Eleitoral mandou intimar o prefeito e o vice, que já apresentaram respostas. Agora, a juíza mandou oficializar o vereador que apresentou a denúncia e abrirá um prazo de cinco dias para que o Ministério Público se manifeste sobre os pedidos apresentados.
0 comentários :
Postar um comentário