10/01/2024

FELIPE CAMARÃO DEFINE METAS PARA A EDUCAÇÃO DO MARANHÃO EM 2024

Na tarde de segun­da-feira (08), Felipe Camarão, vice-gov­er­nador e secretário de Edu­cação, con­duz­iu uma reunião cru­cial no auditório do pré­dio João Goulart. O encon­tro con­tou com a pre­sença de secretários adjun­tos, super­in­ten­dentes, super­vi­sores e rep­re­sen­tantes das 19 Unidades Region­ais de Edu­cação (UREs), visan­do alin­har as metas edu­ca­cionais do Maran­hão para 2024.

Camarão reafir­mou o com­pro­mis­so do Gov­er­no em garan­tir a esta­bil­i­dade dos pro­fes­sores con­trata­dos e o ajuste salar­i­al con­forme o piso nacional. Além dis­so, deli­neou dire­trizes para 2024, desta­can­do a expan­são das esco­las de tem­po inte­gral, o foco na qual­i­dade da apren­diza­gem e a luta con­tra o anal­fa­betismo em todo o esta­do.


Expan­são de Esco­las e Com­pro­mis­sos Salari­ais

O vice-gov­er­nador anun­ciou uma ini­cia­ti­va ousa­da: a cri­ação de 106 novas esco­las de tem­po inte­gral, total­izan­do 200 em 70 municí­pios. Com­pro­m­e­teu-se a man­ter pro­fes­sores e garan­tir rea­justes salari­ais, reforçan­do o empen­ho do gov­er­no na edu­cação.


Qual­i­dade da Apren­diza­gem em Foco

O Pro­gra­ma Esco­la Digna terá ênfase na qual­i­dade da apren­diza­gem, pro­moven­do uma força-tare­fa entre alunos, pais, pro­fes­sores e comu­nidade esco­lar. O obje­ti­vo é ele­var os índices edu­ca­cionais, com­bat­er a evasão e aumen­tar a aprovação no ensi­no médio.


Inves­ti­men­tos em Infraestru­tu­ra e Tec­nolo­gia

O plane­ja­men­to inclui mel­ho­rias estru­tu­rais, clima­ti­za­ção e insta­lação de pla­cas solares em esco­las. Está em anda­men­to uma lic­i­tação para fornecer um lab­o­ratório de infor­máti­ca para cada esco­la e lap­tops, reforçan­do o com­pro­mis­so com a mod­ern­iza­ção da infraestru­tu­ra edu­ca­cional.


Errad­i­cação do Anal­fa­betismo

A Edu­cação do Maran­hão, em colab­o­ração com municí­pios, ini­cia­rá o proces­so de errad­i­cação do anal­fa­betismo em diver­sas faixas etárias. O Esta­do ampli­ará a for­mação de pro­fes­sores, dis­tribuição de mate­r­i­al didáti­co e paga­men­tos de bol­sas, visan­do tornar o Maran­hão livre do anal­fa­betismo.


Parce­rias e Retoma­da de Obras

Felipe Camarão desta­cou a parce­ria com o Gov­er­no Fed­er­al e anun­ciou a retoma­da de obras edu­ca­cionais paradas, com inau­gu­rações pre­vis­tas para este ano. A primeira parcela dos pre­catórios do FUNDEF será paga até maio, ben­e­fi­cian­do pro­fes­sores e setores especí­fi­cos da Edu­cação.


Com­pro­mis­so e Próx­i­mos Pas­sos

Ao encer­rar a reunião, o secretário enfa­ti­zou o com­pro­mis­so com as metas de cur­to, médio e lon­go pra­zo, incluin­do a errad­i­cação do anal­fa­betismo. Ressaltou o iní­cio das pré-matrícu­las em 15 de fevereiro e o retorno das aulas em 19 de fevereiro, após a sem­ana de car­naval.

0 comentários :

Postar um comentário