O aniversário de 106 anos do município de Penalva, distante 129 km de São Luís, atraiu a população para eventos em áreas públicas, reuniu muitos políticos, e teve ainda visitantes ilustres como os integrantes da delegação do Moto Club, que foram ao município para um jogo amistoso contra a seleção local em virtude da reinauguração do Estádio Mariano Travassos. E entre tantos penalvenses que foram abraçar o Papão do Norte, um se destacou, o garoto Mateus.
Aos 13 anos, com uma caixa térmica lotada de suquinhos, o garoto não estava lá aproveitando o movimento na cidade com a família. Muito pelo contrário. O jovem fez o que está acostumado há muito tempo, segundo disse aos jogadores: foi trabalhar para conseguir o próprio sustento. A história que o garoto contou aos profissionais motenses chamou atenção.
O encontro do menino com os jogadores foi em Viana, município vizinho de Penalva. A delegação rubro-negra ficou hospedada lá e Mateus apareceu a princípio oferendo os suquinhos, mas acabou ganhando de imediato a atenção dos atletas.
Segundo os jogadores, Mateus contou que foi abandonado pela mãe e não teria conhecido o pai e, por isso, passou a morar sozinho. Ele chegou a citar para alguns jogadores a existência de uma tia em Penalva, mas não entrou em detalhes e reforçou diversas vezes que morava sozinho e precisava trabalhar todo dia para ter o mínimo para se alimentar.
Mateus passou pouco tempo com a delegação, mas foi abraçado pelo grupo. Ganhou material oficial do clube de presente dos atletas, uma quantia em dinheiro e toda a mercadoria que estava vendendo foi comprada pelo jogadores.
O time seguiu viagem de volta pra São Luís ainda na noite de terça-feira e o garoto pediu pra ficar em Penalva.
Mas as questões sociais não foram esquecidas. Como o evento foi em Penalva, cobranças ao Conselho Tutelar da cidade e também à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semcas) foram publicadas.
No entanto, não há confirmação em qual cidade o garoto mora. Mesmo assim, o ge entrou em contato com a Semcas de Penalva e com o próprio secretário Pierre Teixeira e aguarda um retorno para saber quais providências a pasta tomou sobre a situação do garoto em Penalva. Até o começo da tarde desta quinta-feira (12), o ge ainda não tinha conseguido informações do paradeiro do garoto.
No amistoso, que foi acompanhado por Mateus e muitos outros penalvenses, o Moto venceu por 3 a 0, com gols de Márcio Diogo, Wallace Lima e Vinícius. Neste sábado (14), o time volta a jogar pela Série D do Campeonato Brasileiro, contra o Paragominas, as 15h30, no Nhozinho Santos, e a certeza que a torcida ficou maior agora.
Sobre o evento na cidade em período de pandemia, houve aglomeração e nem todas as pessoas estavam de máscara como proteção contra a Covid-19. Assim como se obeserva no ônibus com os jogadores e o garoto Mateus.
0 comentários :
Postar um comentário