A Confederação Nacional de Municípios (CNM) disponibiliza um Plano de Comunicação que traz estratégias que podem ser adotadas pelos gestores municipais de todo o país para a vacinação contra a Covid-19. Isso porque, mesmo com as diretrizes do plano de vacinação apresentadas pelo Ministério da Saúde, o gestor deve elaborar um Plano de Vacinação com o planejamento do Município e as ações para a campanha de vacinação.
Durante os Seminários Novos Gestores, o presidente da CNM, Glademir Aroldi, reforçou a importância de os Municípios implementarem o plano. “É o único caminho para salvar vidas, para amenizar a situação sanitária, para a retomada da economia. Por isso, precisa chegar rapidamente a cada Município e a população precisa entender que não tem outro caminho. Cada cidadão vai receber a vacina, receber a ferramenta para fazer o enfrentamento a esta verdadeira guerra que estamos vivendo. Além de estar protegida, estará protegendo os seus. E isso só pode acontecer se criarmos uma campanha de divulgação de comunicação com a sociedade”.
De acordo com o plano, os Municípios devem manter um diálogo claro e padronizado com a população, de forma a transmitir as fases operacionais da campanha de vacinação de acordo com as diretrizes nacionais de vacinação e as informações disponibilizadas pelas autoridades de saúde e instituições de ciência e pesquisa. Entre as ações, a gestão municipal deve manter a população informada sobre os seguintes pontos:
I. segurança e eficácia da vacina;
II. grupos prioritários para vacinação e quantitativo;
III. quantitativo de doses e insumos recebidos;
IV. placar/ vacinômetro: população a ser vacinada x número de doses aplicadas;
V. farmacovigilância;
VI. quantitativo de salas de vacinação e profissionais de saúde para a aplicação;
VII. distribuição das salas de vacinação;
VIII. quantitativo de pessoas aptas a receber a vacina na primeira fase (conforme o grupo prioritário);
IX. cronograma de vacinação ou previsão (quando possível); e
X. projeção dos locais de vacinação (se já possui previsão).
Como primeiro passo, a entidade orienta os gestores municipais a construir ações comunicativas, iniciando com mensagens de antecipação e preparação, passando para a fase de informação à população com clareza: como, quando, onde e para quem será a primeira etapa e demais etapas, bem como a quantidade de doses recebidas no Município.
Peças de publicidade
Para ajudar na disseminação de notícias, a CNM disponibiliza peças gráficas para as redes sociais e impressões que as prefeituras possam atuar levando informação à população. Pode e deve ser usado como meio de comunicação oficial, o site da prefeitura, quando deve ser destinado um espaço exclusivo sobre a campanha de vacinação.
Além disso, a prefeitura deve buscar a divulgação da campanha junto à imprensa local, por meio do envio de release com as informações mais importantes que a população precisa saber para garantir ampla participação na campanha de vacinação, destacando um porta-voz, com amplo conhecimento no assunto e ações, para responder qualquer questionamento durante o processo.
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