28/02/2019

VIDA SAUDÁVEL: A DENTISTA JESIANE MACIEL FALA SOBRE A SAÚDE BUCAL DAS CRIANÇAS

A saúde bucal de uma criança é uma das coisas mais importantes para o inicio de sua vida, desde os primeiros meses até a fase de mudança dos dentes de leites para os permanentes. Hoje quem vai nos dar melhores orientações é a Dra. Jesiane Maciel Silva Varão, Clinica geral/Ortodontista (CRO: 3453).

- A partir de quando começam a nascer os primeiros dentes de uma criança e quais os cuidados se devem tomar?
Os dentes do bebê começam a nascer a partir dos 6 meses de idade, no entanto é importante começar a cuidar da boca dele logo após o seu nascimento. Desta forma até o nascimento dos primeiros dentes deve-se limpar as gengivas, bochechas e língua com um pano limpo ou uma gaze úmida, pelo menos duas vezes por dia.
Após nascer os primeiros dentes a mãe deve higienizar eles com uma escova própria para a idade, que deve ser macia, com a cabeça pequena, e usar um creme dental próprio (com flúor) para bebês e em pequena quantidade, e também sempre limpar a boca dele logo após a escovação para que não engula restos do creme dental.
- A amamentação com leite materno é importante para o desenvolvimento dos dentes da criança?
Sim. A amamentação é recomendada exclusivamente para o bebê durante os primeiros 6 meses de vida, e o desmame por volta dos 2 anos idade, a amamentação se associa ao período de posicionamento da dentição e ao desenvolvimento da arcada dentária das crianças, sendo fundamental para esse processo.
A sucção que o bebê faz ao amamentar estimula o desenvolvimento dos ossos da maxila e da mandíbula, que ainda não estão completamente formados no recém-nascido. Ao mamar o bebê está estimulando o desenvolvimento desses ossos que vão receber os dentes no futuro.
- Quando há algo de errado com o desenvolvimento bucal da criança o que se deve fazer?
Os pais devem procurar um dentista para fazer uma avaliação correta, diagnóstico e um tratamento adequado para o problema.
- Os alimentos contribuem para o desenvolvimento dos dentes da criança?
Sim. A partir dos 6 meses de idade em média começam a nascer os primeiros dentes do bebê. Nesta fase já é possível substituir a alimentação líquida por pastosa, e mais para frente oferecer a criança alimentos mais consistentes que incentivam a mastigação e o desenvolvimento da dentição infantil. Os alimentos são estímulos importantes para que haja o crescimento correto dos ossos, como a maxila e a mandíbula, além do amadurecimento dos músculos mastigadores e o desenvolvimento e posicionamento correto dos dentes. Deve-se oferecer alimentos que contenham cálcio as crianças, pois ele é fundamental para garantir ossos e dentes fortes, pois o cálcio faz parte da composição dos dentes, e garante a eles uma boa saúde, principalmente durante a formação.
- Em caso de um acidente doméstico e a criança machucar os dente, como se deve proceder?
Os pais tem que observar a boca da criança, manter a calma e buscar a ajuda de um profissional. Por exemplo: Se uma criança cai e bate a boca, e consequente tem o dente da frente arrancado (completo com a raiz). Os pais devem imediatamente encontrar o dente e conserva-lo antes de ir ao consultório, podemos conservar esse dente em leite, soro fisiológico, ou saliva. Após feita a conservação do dente, levar a criança ao consultório do dentista, pois com o dente conservado em um desses meios poderá ser reimplantado, de preferência nos primeiros 30 minutos após o ocorrido.
Mas lembrando que após qualquer acidente doméstico em que a criança bater a boca, tem sempre que levar ao dentista para a avaliação correta.
- Quando a criança entra na fase de mudança dos dentes de leite para os permanentes, quais os cuidados e que orientações os pais devem terem?
Nessa fase de dentes, a higienização tem que continuar, e tem que ter muito cuidado. Pois é nessa fase que a criança começa a substituir os dentes de leite por dentes permanentes.
ORIENTAÇÕES:
*Ensinar a criança usar fio dental
*Realizar 3 escovações ao dia (depois do café, depois do almoço e antes de dormir)
*Higienizar a língua todos os dias
*Fazer o uso de bochechos (enxaguantes bucais)
*Diminuir a frequência de doces que a criança come
*Ir ao dentista regulamente, para fazer a prevenção de cáries, fazer limpeza e aplicação tópica de flúor
*Ir ao Ortodontista (O ortodontista é a especialidade odontológica que trata o mal posicionamento de dentes e ossos) para avaliar se estar tudo certo em relação as posições dos dentes que estão nascendo e avaliar o posicionamento da maxila e mandíbula que nesta fase estão se desenvolvendo, para que tudo ocorra bem. Pois nessa fase da infância existe vários problemas que se tratado pelo Ortodontista na hora correta pode ser resolvido com sucesso .

Dra. Jesiane Maciel Silva Varão
CRO: 3453
Clinica geral/Ortodontista
OFERECIMENTO

Um comentário :

  1. Muito bem.
    Dra.Jesiane MMaciel.
    (Sua saúde começa pela boca)
    Dra. Jesiane
    E a Dra. Top de VTM.
    Visite seu Dentista Regulamente de uma passadinha na clínica A2 odonto.

    ResponderExcluir